O FERRO NA ALIMENTAÇÃO

O ferro é um mineral importante em todas as fases da vida e deve ser consumido com frequência. Este micronutriente atua na produção de glóbulos vermelhos e no transporte de oxigénio para todas as células. Além disso, é necessário para o crescimento, desenvolvimento, funcionamento celular normal e na síntese de algumas hormonas e tecido conjuntivo.

 

Existem 2 tipos de ferro, o ferro heme – presente principalmente em alimentos de origem animal (cerne, peixe) e o ferro não-heme – presente em muitos alimentos de origem vegetal (legumes, leguminosas). O que os diferencia é a absorção, sendo que o ferro heme apresenta uma maior biodisponibilidade e absorção.

 

A maior parte deste mineral está presente na hemoglobina e o restante está armazenado sob a forma de ferritina. É através da urina, fezes e trato gastrointestinal que se perdem pequenas quantidades de ferro, sendo que no caso das mulheres esta perda é mais acentuada devido à menstruação. O défice de ferro pode advir ainda de uma dieta pobre em ferro, vitamina C, proteína e folato. Esta carência pode agravar-se levando mesmo a anemia.

 

Sintomas como fadiga extrema, dores de cabeça, ansiedade, dificuldade em respirar, batimentos cardíacos irregulares, problemas de pele e cabelo podem surgir devido à carência de ferro no organismo.

 

Para colmatar possíveis necessidades de ferro é necessário:

– Incluir proteína nas refeições principais (peixe, carnes branca e vermelha, ovos);

– Preferir legumes de folha verde escura, beterraba e brócolos;

– Incluir leguminosas na alimentação (feijão, favas, lentilhas);

– Juntar o consumo de alimentos ricos em vitamina C (laranja, kiwi, morango, tomate) juntamente com alimentos/suplementos de ferro;

– Evitar beber chá preto, café, vinho e refrigerantes em refeições ricas em ferro;

– Evitar incluir alimentos ricos em cálcio (iogurtes, queijo) em refeições onde há uma maior inclusão de alimentos ricos em ferro.

Sempre que as necessidades de ferro não se consigam suprir apenas com alimentação, deve ser sempre ponderada a suplementação em ferro. Na Dietmed encontra as soluções Ferroplant, em solução oral ou comprimidos, que contribuem para a formação normal de glóbulos vermelhos e de hemoglobina e para a redução do cansaço e da fadiga.

 

Adriana Martins,

Nutricionista Departamento Técnico Dietmed

– Artigo Dietmed –

 

Produtos relacionados:

  • https://ecoonatural.pt/loja/suplementos/ferroplant-60-comprimidos/
  • https://ecoonatural.pt/loja/suplementos/ferroplant-250ml/

Compras no Carrinho0
Ainda não tem produtos.
Continuar Compras
0