COLAGÉNIO: UM ALIADO NA SUA BELEZA

Existe uma tendência importante no cuidado da pele que é o uso da dieta e de suplementos orais para melhorar a aparência e a estrutura da pele. Pele saudável reflete em grande parte a saúde em geral! De facto, os efeitos dos fatores nutricionais sobre a pele têm recebido atenção crescente, e uma série de estudos clínicos indicaram que a suplementação dietética pode modular as funções da pele.

Os estudos científicos fornecem evidências de que os nutrientes podem ajudar a diminuir o efeito do envelhecimento da pele e melhorar a aparência da mesma. Tais nutrientes podem ter propriedades específicas, que atraem moléculas de água, melhorando a hidratação da pele, eliminando os radicais livres ou reduzindo a inflamação. Vitaminas como Vitamina E e Vitamina C fazem parte da defesa natural da pele contra espécies reativas de oxigénio e acredita-se que sua interação seja particularmente importante na proteção da pele contra a foto-oxidação. A vitamina C também é um co-fator essencial na biossíntese de colagénio, um processo importante na prevenção do envelhecimento da pele.

O colagénio representa uma família de 28 proteínas diferentes, que respondem a 30% da massa total de proteínas no corpo humano e desempenham um papel fundamental na estrutura de vários tecidos, como pele e ossos, proporcionando rigidez e integridade. Em geral, as fibrilas de colagénio são feitas de diferentes tipos de colagénio: colagénio tipo I e III na pele; colagénio II e III na cartilagem.

O colagénio hidrolisado tem sido usado em produtos farmacêuticos e suplementos alimentares para melhorar os tecidos da pele e da cartilagem. Ele é absorvido no trato digestivo, aparece no sangue como um pequeno peptídio e é acumulado na pele até às 96 horas, como descrito por Oesser e seus companheiros. Com base em estudos demonstrou-se que os peptídeos de colagénio exercem atividade antioxidante potente em diferentes sistemas oxidativos.

Além disso, o colagénio hidrolisado tem sido relatado para ter funções biológicas benéficas na pele. Estudos mostraram que os peptídeos de colagénio aumentam a migração e o crescimento/densidade dos fibroblastos da pele, nomeadamente a quantidade relativa dos colagénios tipo I e IV.

Três estudos do Japão, em particular, demonstraram os benefícios da ingestão diária de colagénio hidrolisado na hidratação e elasticidade da pele e na condição da mesma.

O estudo de Proksch demonstrou claramente que a ingestão oral de colagénio hidrolisado levou a um aumento estatisticamente significativo na elasticidade da pele e um efeito hidratante da pele. Em contraste com a maioria das substâncias aplicadas topicamente, este efeito positivo do colagénio hidrolisado usado oralmente na saúde da pele parece ser de longa duração.

A ingestão total de colagénio hidrolisado durante um período mais longo parece ter um impacto positivo na saúde da pele.

Os autores dos vários sugerem que o colagénio hidrolisado pode reduzir as alterações relacionadas com o envelhecimento da matriz extracelular, estimulando processos anabólicos no tecido cutâneo, melhorando a sua aparência.

Por Marisa Machado,

Investigadora em Fitoquímica

– Artigo Dietmed –

Veja todos os produtos que temos disponíveis com Colagénio aqui

Receba os seus Cupões
Subscreva para receber mensalmente os seus cupões de desconto exclusivos.
Compras no Carrinho1
Subtotal
19,08 (com IVA)
Total (com cupões + custos envio)
23,07
Continuar Compras
1